+351 999 999 999

O que é back-end e qual seu papel na programação?

A área de QA ou Quality Assurance é responsável por garantir a qualidade dos produtos e serviço… Nos últimos anos, esta área também viu a introdução de outras linguagens e pseudo-linguagens, como TypeScript e CoffeeScript, que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades da aplicação. Lá, você encontra cursos sobre ambos os assuntos, além de DevOps e React Native. Com relação ao Back-End, é essencial que seja alguém igualmente comunicativo, mas com um perfil mais analítico, paciente e organizado, sempre pronto para propor novos conceitos e testar novas ideias diariamente. Além desses dois setores, existe outro profissional que faz parte dos times de desenvolvimento chamado de Full Stack.

  • Se uma pessoa desenvolvedora desejar integrar o login da rede social em seu site novo (como muitos sites fazem), deverá gerenciar uma API.
  • Além disso, conhece estruturas de desenvolvimento de aplicativos como Django, Ruby on Rails e Laravel, que integram o front-end e o back-end.
  • O front end geralmente é construído usando linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript.
  • Com seu framework Node.JS, a aplicação consegue oferecer essas funções, do mesmo modo simples e fácil que é no front.

Front-end e back-end são termos amplos que agrupam logicamente as diferentes tecnologias e camadas de software de qualquer aplicativo. JavaScript é uma linguagem de programação usada para provocar a interação do usuário junto a um site ou aplicativo. Já o Back-End fica responsável pelos bastidores de uma aplicação, ou seja, https://www.metal-archives.com/users/tumpa54dfg os códigos que permitem a parte visual funcionar corretamente. É esse profissional que faz a ponte entre o banco de dados e as informações do navegador, de acordo com as regras de negócio em questão. Essas são apenas algumas das ferramentas e recursos disponíveis para facilitar a conexão entre o front end e o backend.

Frameworks Full Stack

Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram. Ou seja, o back-end resume-se a https://www.tumblr.com/legendaryduckengineerfg/746966587751448576/httpstripletencombrcientista-de-dados tudo o que está por trás do site, que o usuário/leitor não tem acesso direto e não consegue interagir. Já o front-end corresponde à parte em que os usuários conseguem ver e interagir, como cores, fontes, menus, imagens entre outras funcionalidades.

Em conjunto com o MySQL, o PHP é amplamente usado para criar aplicativos web completos com funcionalidades de gerenciamento de conteúdo e comércio eletrônico. Um desenvolvedor front-end precisa ter habilidades em linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript, além de conhecimento em design de interfaces, para criar estrutura, estilo e interatividade nas páginas. Já a habilidade de adicionar itens complexos às páginas web, incluindo a interatividade e a lógica de programação, é responsabilidade do JavaScript. O padrão mais utilizado hoje em dia para criar aplicações web é o SPA (Single Page Application), uma abordagem que melhora substancialmente a experiência do usuário na web. Mas vale ressaltar que um profissional Front precisa desenvolver mais suas habilidades de Design, apesar de não montar as páginas em ferramentas de imagem, como faz o designer. O conhecimento de usabilidade e experiência do usuário também faz diferença em sua atuação.

Áreas de atuação front-end

O back-end usa linguagens de programação como Java, Python, Ruby, APIs e sistemas de gerenciamento de banco de dados. Desenvolvedores de front-end entendem a experiência do cliente e atendem às necessidades do usuário. Suas principais habilidades são proficiência em JavaScript, CSS e HTML e conhecimento de design na criação de fluxos de usuário visualmente atraentes. Desenvolvedores de front-end também aprendem https://justpaste.it/a7l4d várias estruturas de front-end e sabem como conduzir a otimização de desempenho. O termo front-end se refere à interface gráfica do usuário (GUI) com a qual as pessoas interagem, como menus de navegação, elementos de design, botões, imagens e gráficos. Em termos técnicos, uma página ou tela que o usuário vê com vários componentes da interface do usuário é chamada de modelo de objeto de documento (DOM).